quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Como criar senhas fortes e organizá-las da melhor maneira



As senhas são suas chaves da porta de entrada de praticamente todos os sites hoje. É preciso criar senhas para seus perfis no Facebook, LinkedIn, Twitter, além de senhas para seu email, senhas do cartão de crédito, senhas do banco, fóruns… e com certeza é difícil lembrar de todas. Isso faz com que a maioria das pessoas criem senhas fracas, usando dados pessoais como a data de nascimento, placa do carro, nome de parentes ou até mesmo o próprio nome. Pode ser fácil de lembrar, mas também é muito fácil de adivinhar.

Entenda como os hackers podem conseguir sua senha, para saber como se proteger 

Existem três meios de um hacker conseguir sua senha:
  1. Ele já teve acesso a sua senha por alguma brecha de segurança dos sites onde você tem conta
  2. Na base da tentativa e erro, literalmente tentando adivinhar sua senha
  3. Com um programa que tenta milhares de combinações possíveis de senhas diferentes, até acertar
Com essas informações em mãos, fica mais fácil saber por onde começar a melhorar sua senha.

Evite usar a mesma senha em todos os lugares 

Pode ser difícil lembrar de todas as senhas, mas este é o meio mais eficaz de se proteger. Assim, caso alguém descubra sua senha, irá descobrir a senha de apenas um lugar, e não de todas as suas contas.  

Não use senhas óbvias 

As pessoas só passaram a usar senhas mais fortes, porque os sites as obrigam a isso. Muitos sites passaram a obrigar o usuário a colocar caracteres minúsculos e maiúsculos, números, e caracteres especiais. Infelizmente, isso não fez com que as senhas ficassem realmente mais difíceis de adivinhar, graças aos usuários, que encontraram um meio de facilitar tudo para os hackers.

As pessoas não fizeram uma senha mais difícil, apenas passaram a acrescentar o caractere obrigatório. Por exemplo, alguém que usava a senha “pedrosilva”, passou a usar “pedrosilva1″, “pedrosilva123″, “PedrosilvA”, “pedrosilva1990″, “p3dr0s1lva”… e isso vale para qualquer palavra no lugar de “pedrosilva”.


Muita gente usa a mesma senha desde que entrou na internet a primeira vez, e criou pequenas variações sem se preocupar com a segurança. Além de ser fácil adivinhar, principalmente se quem está tentando roubar sua senha conhece você, qualquer programa que descobre senhas descobriria isso em poucos minutos. E apesar de muitos acharem que é mito, esses programas são mais fáceis de encontrar do que se imagina.


Por isto, crie senhas realmente diferentes. Evite qualquer tipo de informação pessoal, coloque números em outros lugares, não forme palavras, principalmente palavras óbvias, e tente usar as senhas mais aleatórias possíveis. Use caracteres especiais (@, !, ?), use acentos (ao invés de usar “a”, use “à”, e assim por diante).  

Autenticação em duas etapas 

Por mais que sua senha seja forte, é sempre possível que alguém a descubra, mesmo que seja literalmente olhando você digitá-la. Por este motivo, a melhor coisa é sempre ativar aautenticação em duas etapas em todos os sites onde isso for possível.

Com a autenticação em duas etapas ativada, sempre que você for se logar, o site pedirá um código (algo como os “tokens” que os bancos usam), além de sua senha. Este código normalmente vem por SMS no seu celular, mas também é possível usar um segundo email para recebê-lo, um aplicativo no celular como o Google Authenticator, ou ou aplicativo no seu computador, como o Authy. Assim, mesmo que alguém consiga descobrir sua senha, dificilmente essa pessoa terá acesso ao seu código de acesso e não conseguirá invadir sua conta. 

Password Managers 

A parte mais difícil de manter suas senhas seguras com certeza é como lembrar de todas elas, já que ficam cada vez mais longas e complexas.

Para isto, foram criados os password managers, programas que salvam suas senhas criptografando todas as informações com uma senha mestra, que é a única que você precisa realmente lembrar.


Existem os aplicativos baseados em web, os quais você usa direto de um site, como o LastPass e o RoboForm Everywhere, ambos gratuitos. Também existem os que armazenam seus dados localmente, no seu computador. Os mais famosos são 1PasswordKeePass e Roboform (Desktop).


Vale a pena pegar o que cada um oferece de diferente, os preços e funcionalidades, além de seu estilo pessoal, para decidir qual usará.

About the Author

Arthur De Lio

Author & Editor

Has laoreet percipitur ad. Vide interesset in mei, no his legimus verterem. Et nostrum imperdiet appellantur usu, mnesarchum referrentur id vim.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Muralhas do Brasil © 2015 - Designed by A