quarta-feira, 22 de maio de 2013

A estátua de José Bonifácio de Andrada em New York


"Bonifácio não é patrimônio exclusivo dos brasileiros. Sem dúvida pertence a todo o hemisfério ocidental."

Esta é uma das frases mais emblemáticas proferidas pelo diplomata americano Spruille Braden, na entrega da estátua de José Bonifácio de Andrada à cidade de New York, em 1954.

A estátua, esculpida por José Otávio Correia Lima, foi um presente do governo brasileiro na época, como sinal de amizade entre os povos norte-americano e brasileiro, e estrategicamente colocada na Sexta Avenida, em Manhattan, também conhecida como "Avenida das Américas" (onde também encontram-se estátuas de outros heróis latino-americanos ao longo da avenida), de frente à rua 42, no Bryant Park.




Curiosamente, poucas pessoas conhecem o "Patriarca da Independência" brasileira. Nascido em Santos, litoral de São Paulo, José Bonifácio de Andrada seria o "Benjamin Franklin" brasileiro. Naturalista, estadista e poeta, José Bonifácio foi peça chave na declaração de independência do Brasil à Portugal, além de ter sido tutor de D. Pedro II, antes da maioridade.


Em inglês: Patriarca da Independência do Brasil - Político, cientista e autor.




Em inglês: Esta estátua é o presente dos Estados Unidos do Brasil para os Estados Unidos da América.

Procurando mais referências pela internet, consegui achar alguns recortes do jornal "A Tribuna", de Santos, no site do próprio jornal.







About the Author

Arthur De Lio

Author & Editor

Has laoreet percipitur ad. Vide interesset in mei, no his legimus verterem. Et nostrum imperdiet appellantur usu, mnesarchum referrentur id vim.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Muralhas do Brasil © 2015 - Designed by A